Cidema orienta produtores de alimentos de Jardim sobre Serviço de Inspeção Municipal nesta sexta

Publicado em: 22/02/2024 07:05 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Produtores de alimentos de origem animal (queijos, ovos, produtos cárneos, mel, entre outros) estão convidados a participar de reunião técnica que acontece na sexta-feira (23 de fevereiro), a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Jardim, para orientações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), regularizado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA).

Na reunião será apresentada legislação do funcionamento dos serviços de inspeção e fiscalização sanitária dos estabelecimentos produtores de alimentos.

O objetivo é garantir ao consumidor a segurança alimentar e aos produtores, a qualificação para alcançarem novos mercados, tudo conforme determina a legislação.

A reunião terá a presença do diretor-executivo do Cidema, Edmur Acácia, e do coordenador técnico Everton Peres, além do secretário municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, Ilson Leite, do coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Alisson Ribeiro.

Os sistemas brasileiros de inspeção sanitária de produtos de origem animal (Federal, Estadual e Municipal) são regulamentados por um conjunto de leis, decretos, resoluções, portarias e outros instrumentos legais.

Essa regularização permite o livre comércio dentro dos limites do consórcio CIDEMA, que compreende os municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Jardim, Nioaque, Miranda e Porto Murtinho.