Vacina da dengue está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Publicado em: 19/04/2024 08:09 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Vacina da dengue está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasil

Por determinação do Ministério da Saúde, a Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde de Jardim passa a disponibilizar a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos até o dia 30 de abril.

Antes o público-alvo era a faixa etária de 10 a 14 anos, porém, devido a baixa procura, e o prazo de validade próximo de vencer, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), optou por essa estratégia. A medida foi adotada para que não haja perda do imunizante.

Aqueles que forem contemplados por meio deste plano de ação terão a segunda dose garantida.

As vacinas são um importante instrumento para conter o avanço da dengue no Brasil. No entanto, diante da pouca oferta de doses por parte da fabricante, o foco segue na eliminação dos criadouros do mosquito.

“Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios”, alerta o Ministério da Saúde.

Todas as unidades de saúde de Jardim têm doses disponíveis. É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e cartão SUS.