Mais de 40 famílias de Jardim recebem casas do Loteamento Portal Sul

Publicado em: 06/12/2023 15:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Mais de 40 famílias de Jardim recebem casas do Loteamento Portal Sul

A manhã de terça-feira (5) foi de muita alegria para 42 famílias famílias jardinenses que foram ao Centro de Convenções receber as chaves e os contratos das suas casas próprias do Loteamento Portal Sul.

O evento seria realizado no próprio conjunto habitacional, mas foi transferido devido à previsão de chuva.

Junto da prefeitura de Jardim, Dra.Clediane Matzenbacher, a  diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), o presidente da Câmara de Vereadores de Jardim, Gláucio Cabreira, a secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Marilsa Bambil, entre outras autoridades, entregaram as chaves de forma simbólica aos chefes de famílias beneficiados no programa FGTS Subsidiado, pela Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.

O presidente da Associação Estadual de Habitação Popular e Reforma Urbana (ASPRE), Hélio Cosmo Rodrigues, destacou o empenho de todas as instituições em desenvolver o longo processo: "Todos estão de parabéns, pois houve o envolvimento e dedicação de cada uma das partes e resolver em tempo hábil. Pedimos aos beneficiados que não vendam essas casas, ela é uma conquista de vocês para o resto da vida".

O valor total do investimento foi de R$ 6.868.819,86. O município doou o terreno, já o Estado realizou o aporte de R$ 394.811,65 de subsídio para os beneficiários e R$ 1.753.045,59 de infraestrutura de acesso ao residencial, que atende o Residencial Portal Sul (em andamento) e o Loteamento Jardim Bela Vista (em contratação). O investimento do Governo Federal foi de R$ 4.720.962,62.

Cláudio Ovulte Filho de 34 anos, casado e pai de duas meninas, transbordava alegria e emoção ao receber a chave da casa própria. O trabalhador da construção civil relatou que esse é um sonho antigo que finalmente foi realizado.

"Hoje estou realizando um sonho meu e de minha família. Pagamos aluguel, em torno de R$ 700 reais. O valor das parcelas vai ficar a mesma coisa neste momento, porém é decrescente. Agora vamos pagar o que é nosso. Gostamos muito do lugar, já está asfaltado, rede de esgoto, bem localizado e a vizinhança também é muito boa. Estamos muito felizes", comemorou emocionado.

Durante o evento, a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, destacou que MS é o único estado do Brasil que possui o Programa FGTS Subsidiado e graças a ele fica mais fácil e acessível às famílias realizarem o sonho da casa própria.

"O Programa FGTS Subsidiado é complexo porque envolve várias etapas e agentes públicos, somos o único Estado que possui esse tipo de programa que é uma parceria entre  governo federal, estadual, municipal e conta com a participação popular. A prestação se torna acessível porque o o município doa o terreno, o Estado o subsídio e parte da infraestrutura e a União também ajuda com subsídios. A entidade que participa é sem fins lucrativos e o lucro da empresa construtora é controlado pela Caixa. Desta forma, é possível oferecer um imóvel com o preço abaixo do valor de mercado", ressaltou Maria do Carmo.

A prefeita Clediane destacou o mérito de cada família e a transparência do processo: "São pessoas que estão pagando as parcelas e o processo foi todo transparente, conduzido por instituições comprometidas como a Caixa, a Agehab e nossa equipe técnica. Parabéns e que Deus abençoe o novo lar de todos vocês!".