Conferência Municipal reúne artistas, produtores culturais e autoridades e fortalece produção cultural de Jardim

Publicado em: 28/10/2023 15:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Um marco histórico para as políticas públicas de cultura de Jardim. Assim foi definida a III Conferência Municipal de Cultura de Jardim, ocorrida nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções.

Com o tema "Democracia e Direito à Cultura" e considerável participação da sociedade, o evento reuniu gestores, agentes culturais, professores, artistas, artesãos, autoridades municipais e "fazedores de arte e cultura" em geral.

No hall de entrada do Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, um painel e a exposição "Coração do Cerrado", da artista plástica Deborah Mendes davam as boas-vindas aos presentes. Estiveram presentes o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Luiz Miguel Faria Nascimento, representando a prefeita Clediane Matzenbacher; a vereadora Tereza Moreira, representando o Legislativo Municipal; a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Marilsa Bambil; Ilson Leite, secretário municipal de Agronegócio e Meio Ambiente; Vitor Martins, cooordenador de Promoção de Igualdade Racial e da Comunidade LGBTQIA+; a professora Sirley Rojas de Oliveira, diretora do IFMS campus Jardim; Cristina Figueroa, diretora municipal de Turismo; Diego Menezes, diretor do departamento de Comércio; Dionizia Maidana, controladora do município; entre outras autoridades.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Pache, e equipe da secretaria deram as boas-vindas aos presentes e em seguida houve apresentação da Banda Musical Municipal Cabral, com a música Mercedita, um marco da fronteira de Mato Grosso do Sul com a República do Paraguai.

Na sequência, houve a composição da mesa de autoridades, com o secretário Mário Sérgio; Ana Paula Ostapenko, representante da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania; a vereadora Tereza Moreira; Fernanda Pinheiro, diretora municipal de Cultura;  e Oira Fernandes, membro do Conselho de Cultura de Jardim.

Ana Paula Ostapenko, representante da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania fez longa explanação sobre a importância da realização das conferências municipais e do empenho do governo estadual em subsidiar recursos para a cultura como a Lei Paulo Gustavo, além de incentivar a produção cultural local.

Na parte da tarde houve apresentação do studio Helena Ballet e a discussão das diretrizes de cada grupo de trabalho dentro de cada eixo temático: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A diretora municipal de Cultura, Fernanda Pinheiro agradeceu a participação e dedicação de cada um. Mais um processo que intensifica e estimula a produção cultural em Jardim.

O secretário Mário Sérgio ressaltou o envolvimento da sociedade: "Tivemos ótima participação da sociedade que contribuiu plenamente. Foi uma conferência participativa, democrática, aberta, sendo cumprido seu regimento, tendo sido  muito valiosa, um verdadeiro marco na história da cultura de Jardim".

Para professora Sendy Grubert, a realização da conferência foi uma conquista para a comunidade jardinense: "Através das propostas ali discutidas, garantimos avanços para esse público que vem crescendo em nossa cidade. Jardim é rica em história e cultura. É gratificante fazer parte da valorização que vem acontecendo em nossa cidade".

Ao final, foram escolhidos democraticamente dois delegados que representarão Jardim na IV Conferência Estadual de Cultura, em Campo Grande: um representante do poder público, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Pache, e uma representante da sociedade, Aurora Silva.