Casa da Mulher Jardinense completa um ano com quase 300 atendimentos

Publicado em: 26/10/2023 20:06 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Bianca Santos

Casa da Mulher Jardinense completa um ano com quase 300 atendimentos

Foto: Priscylla Silva

Um espaço acolhedor, em um bairro popular de Jardim, que constitui parte da rede de enfrentamento à violência doméstica e visa atender a todos os tipos de violência baseadas em gênero, conforme a política nacional de enfrentamento, oferecendo às mulheres em situação de violência o acolhimento em serviços de referência e atendimento humanizado.

Assim é a Casa da Mulher Jardinense, inaugurada há um ano, a primeira casa da rede instalada no interior de Mato Grosso do Sul, fruto da cooperação entre o Estado do Mato Grosso do Sul e o Município de Jardim.

A Casa disponibiliza espaço de escuta qualificada e privacidade durante o atendimento para proporcionar ambiente de confiança e respeito às mulheres, incentivando a formação e a capacitação de profissionais para o enfrentamento à violência contra as mulheres e contribuir para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência.

Além do setor psicossocial de atendimento à mulher em situação de violência, conta com uma Delegacia de Atendimento à Mulher que atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar, bem como vítimas de violência de gênero, desde o registro da ocorrência até a conclusão do procedimento investigativo. Do mesmo modo, atende crianças e adolescentes vítimas de crimes de qualquer natureza, e pessoa idosa vítima quando a idade for fator determinante para o delito.

Em agosto de 2022, o projeto da Casa da Mulher Jardinense foi enviado pelo Executivo municipal e aprovado de forma unânime pelos vereadores da Câmara Municipal. A Sessão foi marcada pela emoção das pessoas presentes com a lembrança da servidora municipal Sandra Regina Herter, vítima de feminicídio em maio de 2019, que nomina a lei municipal 2016/2021 de combate ao feminicídio em Jardim.

"Nesse primeiro ano foram mais de 250 boletins de ocorrência de violência doméstica e de gênero registrados. Além disso, mais de 70 mulheres recebem atendimento psicoterapêutico e mais de 280 atendimentos psicossociais individuais e grupais foram realizados", explica a psicóloga Ana Claudia Pleutin, coordenadora da Casa da Mulher Jardinense.

Nesta manhã de quinta-feira (26), ela e a delegada de polícia Civil Alana Zarelli  receberam a visita da prefeita Clediane Matzenbacher, a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Marilsa Bambil, do coordenador de Igualdade Racial e LGBTQIA+, Vitor Henrique da Silva Martins, entre outras autoridades, para celebrar com um café da manhã e terem um bate papo acolhedor com mulheres acolhidas na Casa. Os policiais civis lotados na DAM- Jardim, os servidores municipais lotados no setor psicossocial da Casa da Mulher Jardinense.

"Hoje celebramos um ano dessa conquista tão importante para nossa cidade. Com uma equipe multidisciplinar, tem atendido a todos os tipos de violência baseadas em gênero, oferecendo às mulheres em situação de violência, acolhimento em serviços de referência e atendimento humanizado. Obrigada a toda equipe pelo empenho de vocês nesse projeto que transformou e irá transformar muitas vidas ainda", disse a prefeita.

Na palavra de uma das atendidas, ter procurado a Casa da Mulher Jardinense foi uma chance de compreender e entender que tem chances para um recomeço. “Em meio a dor é possível ver um jardim de flores. A cada sessão pude entender que mesmo com dor pode ter cura, que feridas podem cicatrizar. Estar aqui me faz sentir melhor, algo que já não sabia o que era sentir”, comentou a vítima que pediu para não ter o nome divulgado.

A Delegada Allana Zarelli lembrou que a Casa da Mulher Jardinense é instrumento pioneiro no setor, por ser o primeiro no interior do Estado do Mato Grosso do Sul a contar, em um mesmo prédio, com Delegacia de Atendimento à Mulher, Assistente Social, psicóloga clínica, grupos de reflexão, ou seja, ofertando um serviço público global, em que toda a rede de enfrentamento à violência contra mulher atua simultaneamente.

A Casa da Mulher Jardinense fica na rua Valfrido Coimbra Grubert, 162, no Conjunto Habitacional Paraíso, em Jardim. Os telefones para contato são (67) 99987 9865 e 3251 6397. O email é cmjardinense@gmail.com .