Maioria já vacinou em Jardim; faltam bebês de 6 meses a crianças de 5 anos

Publicado em: 29/09/2023 17:04 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Maioria já vacinou em Jardim; faltam bebês de 6 meses a crianças de 5 anos

Neste sábado (30 de setembro) encerra-se a campanha MS Vacina Mais. A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim convoca pais e responsáveis de crianças de 6 meses a 5 anos de idade para que os levem a unidade de saúde mais próxima. Esta é a faixa etária mais suscetível às doenças preveníveis com vacinas.

Todas as sete unidades de atenção básica à saúde de Jardim estarão abertas das 7h às 11 horas para vacinar bebês, crianças, adultos e idosos. Dados da Coordenadoria de Imunização revelam que mais de 90% da meta foi alcançada, mas esse público ainda está em falta.

Rosana Aparecida, vacinadora do ESF 1, do Parque das Araras, sente na pele diariamente o que é carregar pela vida uma doença por falta de vacina na infância. Ela foi tema de reportagem da TV Morena no início deste mês (assista aqui).

Em sua infância, há quase 50 anos, muitas vacinas não estavam disponíveis gratuitamente. Por conta de um vírus, ela contraiu uma infecção que causou uma deficiência em uma das pernas. Além da dificuldade em se locomover, Rosana teve de lidar com o preconceito desde criança e também em sua vida adulta.

Porém conseguiu dar a volta por cima, superar os traumas e se tornou auxiliar de enfermagem e vacinadora, explicando para muitas mamães de uma das regiões mais populosas de Jardim a importância da vacinação.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

Doenças que causavam milhares de vítimas no passado, como varíola e poliomielite, foram erradicadas. Outras doenças transmissíveis também deixaram de ser problema de saúde pública porque foram eliminadas no Brasil e nas Américas, como o sarampo, rubéola e rubéola congênita.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças.  Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

A Prefeitura de Jardim pede aos pais que não deixem de vacinar seus filhos.