Jardim lança primeiro edital da Lei Paulo Gustavo, destinado ao audiovisual

Publicado em: 25/09/2023 20:11 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Jardim lança primeiro edital da Lei Paulo Gustavo, destinado ao audiovisual

Foto: Evandro Silva

A Prefeitura de Jardim, por meio de seu Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, lançou nesta segunda-feira (25 de setembro) o primeiro de três editais referentes à Lei Paulo Gustavo, para premiação de produções audiovisuais, com finalidade artística e cultural.

O “Prêmio Jardim em Cena” irá premiar as produções de vídeos realizadas no município de Jardim, promovendo a cultura local através de incentivo às produções de audiovisual. O valor total disponibilizado para este Edital é de R$ 135.737,70, que poderá ser distribuído em várias categorias, a saber:

A categoria 1 contempla a produção de vídeos de curta-metragem, com no mínimo 3 minutos e no máximo 15 minutos de duração, sobre os temas: Jardim/MS na Rota Bioceânica, LGBTQIA+, Observação de aves em Jardim-MS / Animais Silvestres, Narrativas orais/ Causos Regionais/ Lendas e Folclore Regional, Artesanato em osso de Jardim-MS/ Artesanatos em Geral/ Trabalhos Manuais, CER- Comissão de Estradas de Rodagem nº 03/ Fundação da cidade de Jardim-MS/ Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Jardim-MS, Atrativos Naturais de Jardim-MS/ Conservação do Meio Ambiente em Jardim-MS, Manifestação cultural de dança, Histórias sobre A Retirada da Laguna - Guerra do Paraguai/ Locais históricos da Retirada da Laguna em Jardim/MS, Gastronomia Local, Temas Contemporâneos que debatam dilemas atuais da juventude, Festas Populares/ Manifestações Carnavalescas /Cultura afro-brasileira/ cultura dos povos indígenas/ culturas dos povos nômades/ culturas populares, capoeira, Cenas de Espetáculos Teatrais/ Espetáculos Circenses/ Artes Plásticas/ Artes Visuais/ Arte Digital, Literatura, Clipe musical de artista solo, contendo biografia, trajetória musical e apresentação de uma música, Clipe musical de artista com formação de dupla, trio, grupo ou banda musical, contendo biografia, trajetória musical e apresentação de uma música, Cultura negra e indígena.

A Categoria 2 contempla a produção de vídeos de média-metragem (com duração mínima de 15 minutos e 01 segundo até no máximo 60 minutos), com tema livre.

A Premiação para a Categoria 01, para vídeos de curta metragem, do tema 01 ao 16, consiste em

1º Colocado – Curta Metragem Valor R$ 3.500,00

2º Colocado – Curta Metragem Valor R$ 2.500,00

3º Colocado – Curta Metragem Valor R$ 1.500,00

A Premiação para a Categoria 02, para vídeos de média metragem, no tema 17, livre, consiste em

1º Colocado – Média Metragem Valor R$ 8.000,00

2º Colocado – Média Metragem Valor R$ 5.000,00

3º Colocado – Média Metragem Valor R$ 2.737,70

O proponente deverá conhecer atentamente o edital, que está disponibilizado no site oficial do Município (aqui), no link Lei Paulo Gustavo, no Diário Oficial da Assomasul e disponibilizado para consulta no átrio do Paço municipal e no CAT – Centro de Atendimento ao Turista.

Há cotas étnicas-raciais em todas as categorias do edital, nas seguintes proporções, tal como previsto no inciso IV do art. 16º do Decreto Nº 11.525/2023: no mínimo 20% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas); e no mínimo 10% das vagas para pessoas indígenas.

As inscrições são gratuitas e realizadas no CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Rua Tenente Ary Rodrigues, 516, centro, Jardim/MS; no Departamento de Cultura, no horário das 7h às 13h. Mais informações no mesmo local e horário. Os anexos do edital estão disponíveis aqui e as marcas obrigatórias que devem constar nos vídeos estão aqui.