Sábado é dia de levar a família toda para vacinar em Jardim

Publicado em: 01/09/2023 17:06 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Sábado é dia de levar a família toda para vacinar em Jardim

Neste sábado (2 de setembro), todas as sete unidades de atenção básica em saúde de Jardim estarão abertas das 7h às 13h para vacinação de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

A estratégia faz parte do Programa MS Mais Vacina, através de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Jardim, que está oferecendo a possibilidade às pessoas que não tem disponibilidade, em horário comercial, para levar a família para vacinar.

O objetivo é aumentar a cobertura de vacinal da população para todas as doenças.

Há de se ressaltar que o inverno é a estação de maior circulação dos vírus da covid-19 e da nova subvariante da ômicron: a EG.5, batizada de Éris por cientistas. A vacina bivalente, oferecida pelo Sistema Único de Saúde, é capaz de reduzir a evolução de casos mais graves em pessoas positivadas com a nova cepa.

Além da covid, que não acabou, há doenças imunopreveníveis que estão ressurgindo, como sarampo, coqueluche, poliomielite, catapora, entre outras.

Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, oferece dezoito tipos de vacinas para todas as idades. É necessário levar caderneta de vacinação, identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS.