Prefeitura quer manter Jardim florida, mas furtos impedem

Publicado em: 01/09/2023 09:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Prefeitura quer manter Jardim florida, mas furtos impedem

A Prefeitura de Jardim está investindo em um projeto paisagístico que, desde o início deste ano, visa incrementar a urbanização da área central da cidade, que é cortada por duas rodovias federais, a BR-267 e a BR-060. Posteriormente, a ideia é estender o paisagismo para as praças e canteiros dos bairros, conforme determinação da prefeita Clediane Matzenbacher.

Porém, o que era para se tornar mais um cartão postal de Jardim, que já conta com diversos atrativos turísticos, está sendo destruído por pessoas que insistem em depredar o patrimônio público: as plantas estão sendo furtadas, o adubo perdido, os vasos revirados e dessa forma perdem a beleza e o encanto a que propôs a administração municipal.

“A ideia é, inicialmente, valorizar a apresentação da cidade para quem chega, fazer jus ao nome que os fundadores escolheram e fortalecer o sentimento de pertencimento e amor ao município por parte da população. Na sequência, estender esse cuidado aos bairros”, explica secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sergio Pache.

Porém, nesta semana, durante a manutenção dos canteiros realizado pela equipe da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria, foi constatado que, pela terceira vez, as plantas, a maioria florida, foram arrancadas e levadas.

“Isso é muito triste, porque a gente tem de fazer o replantio das flores, que são minuciosamente escolhidas por espécies, quanto à temperaturas e locais em que são plantadas. O projeto, inclui a seleção e aquisição de mudas por espécies, de vasos e paisagismo ao longo de um trecho de mais de 300 metros, desde a entrada da cidade até a Praça da Bandeira”, explica o secretário.

O secretário fez um apelo em vídeo divulgado nas redes sociais, que pode ser visto aqui.