Conferência Municipal de Saúde ouve comunidade e define prioridades para a Saúde de Jardim

Publicado em: 23/03/2023 18:04 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

No dia 21 de março de 2023 o Conselho Municipal de Saúde de Jardim, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O objetivo é avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, resultando em um diagnóstico da Saúde do município e a definição de necessidades e prioridades.

Aproximadamente 100 pessoas de diversos setores da sociedade local se reuniram para debater e elaborar propostas relativas aos eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”.

“As Conferências acontecem a cada quatro anos e definem as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde Nacional e Estadual (2024-2027), os Planos de Saúde Nacional e Estadual (2024-2027), e revisão do Plano Municipal de Saúde, elaborado para os anos de 2022 a 2025”, explica o vice-coordenador do Conselho Municipal de Saúde, pastor Elcio Rosa.

A palestra magna foi ministrada pelo conferencista Moysés Longuinho Toniolo de Souza, da Bahia; a apresentação cultural ficou por conta de Rose Firmo e Jorge Alarcom, que abrilhantaram o evento juntamente com Luciano “OssunaBraza”, com músicas regionais tocadas na harpa.

O secretário municipal de Saúde, Ivanildo Ribeiro Quirino, fez apresentação das ações da pasta. Em seguida, houve debate e os grupos de trabalho trabalharam na elaboração das propostas e diretrizes, partindo da indagação: “Como podemos melhorar os serviços na área de saúde em Jardim, em Mato Grosso do Sul e no Brasil?”.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, professora Ada Maria da Cunha Rodrigues Venturini, as propostas elaboradas de competência municipal serão inseridas no Plano Municipal de Saúde 2022-2025: “Foram definidos oito delegados titulares, com seus respectivos suplentes que levarão as propostas à 10ª Conferência Estadual de Saúde que irá acontecer nos dias 24 e 25 de maio, em Campo Grande e consequentemente à 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para os dias 2 a 5 de julho em Brasília”.

“Em nome do Conselho Municipal de Saúde, agradecemos à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Saúde e a todos os representantes da sociedade que estiveram presentes e contribuíram com suas sugestões, propostas e questionamentos na 9ª Conferência Municipal de Saúde de Jardim”, afirmou ela.