2ª Festa do Milho de Jardim resgata tradições, movimenta economia e beneficia entidades

Publicado em: 06/06/2023 16:27 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

A 2º Festa do Milho, realizada pela Prefeitura de Jardim nos dias 3 e 4 de junho, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setesc), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e Governo de Mato Grosso do Sul, foi um sucesso.

O evento resgatou a tradição das danças juninas reunindo famílias, deu oportunidade a músicos, artesãos e artistas locais e regionais, atraiu turistas, movimentou a economia e beneficiou mais de 40 entidades que comercializaram produtos derivados do milho nas barracas da Praça de Alimentação.

Um dos alimentos mais importantes na dieta dos povos originários das Américas, sendo considerado sagrado em muitas dessas culturas, o milho é um dos alimentos mais produzidos no município de Jardim, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, por isso escolhido para inserir Jardim no calendário anual de eventos turísticos-culturais do Estado.

“As quadrilhas juninas formadas por crianças atendidas em nossas creches e escolas foram um sucesso. Foi lindo de ver os olhos dos pais brilhando ao verem suas crianças nas apresentações. Os idosos atendidos pelo projeto Conviver, da Assistência Social, também deram um show dançando, assim como os nossos servidores”, disse a prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher.

Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Pache, o evento superou a expectativa de público e de venda de produtos derivados do milho: “Além disso, o evento se consolidou no calendário cultural do município”.

As duas noites de festa transcorreram sem incidentes, com muita tranquilidade para as famílias e turistas presentes, com apoio tem apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar, entre outras instituições.