26 de setembro é Dia de Vacinação Antirrábica em Jardim

Publicado em: 25/09/2020 09:55 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Daiane Becker

26 de setembro é Dia de Vacinação Antirrábica em Jardim

No próximo sábado, dia 26 de setembro, a Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando o Dia D de Vacinação em cães e gatos. A ação do Centro de Controle de Zoonoses, tem como propósito manter o controle de doenças como a raiva, zelando pela saúde de cães e gatos e também de toda a população.

O Dia D acontecerá nos bairros, nos seguintes locais e horários:

Parque das Araras - ESF I - Dr. Reinaldo de Arruda - Das 08h às 16h

Major Costa -  Praça Major Costa - Das 8h às 11h

Vila Carolina - ESF III - Galton Carvalho Leite -  Das 12h às 16h

Cohab Aeroporto - ESF IV - Dr. Luis Coimbra Grubert.  Das 08h às 16h

Vila Brasil - Centro Comunitário -  Das 08h às 16h

Vila Angélica I - Posto Central - Nestor Pereira -  Das 08h às 16h

Escola Santa Tereza -  08h às 16h

Escola Rufina Loureiro Caldas -  Das 08h às 16h

UEMS -  Das 08h às 16h

Praça do Encontro – Das 08h às 16h

Secretaria Municipal de Saúde – Das 08h às 16h

Vale ressaltar que apenas cães e gatos com idade superior a 3 meses poderão ser vacinados. A vacinação é também contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica, tais como sarna generalizada, vômito, diarreia e em fêmeas em período de gestação.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, sendo causada por um vírus. É transmitida ao homem principalmente por mordedura e lambedura, através do vírus presente na saliva e nas secreções dos animais infectados, ocasionando problemas no sistema nervoso central com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

Por isso é importante levar a sério a vacinação, que é ainda uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, diminuindo os casos da doença nas espécies caninos e felinos, colaborando assim e consequentemente colaborando com a diminuição de casos da doença a cada ano que passa.

Mesmo que a raiva estando controlada, a vacinação anual é necessária e obrigatória por lei, e através dela é possível garantir proteção dos animais contribuindo ainda para a saúde de toda a comunidade.

Outras informações:

• Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
  • Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
  • Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses – através do telefone 67 3251.1815