Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

2º Dialogando na rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Jardim


Publicado em: 08/10/2021 12:54 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Priscylla C. Silva

2º Dialogando na rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Jardim

Fotos: Wender Correa

O 2º encontro teve como tema a “Saúde da Mulher”. Para palestra sobre o tema, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Jardim convidou a coordenadora do (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NUDEM), a Defensora Dra. Thaís Dominato, e a Assistente Social do NUDEM, Elaine França, que falaram sobre violência obstétrica. A Defensora Pública de Jardim, Dra. Andréa Pereira Nardon, também debateu as formas de atendimento dentro da defensoria para atendimento dessas mulheres.


A Prefeita de Jardim, Dra. Clediane Matzenbacher, esteve presente no evento e incentivou as equipes para ampliar o debate sobre o acolhimento da mulher no sistema de saúde para evitar violência obstétrica com a mulher e o filho.


Além da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Claudia Pleutin, as Secretárias de Saúde, Janaina Willemann, e de Assistência Social, Marilsa Nascimento Bambil, estiveram presente.

Esse encontro contou também com a presença de Coordenadoras de Políticas Pública de outros municípios da microrregião: Bela Vista, Nioaque e Caracol.

 

Violência Obstétrica


Dra. Thaís lembrou que a violência obstétrica contribui para o alto índice de mortalidade materna e neonatal no país, além de ser uma das violências de gênero pouco debatidas na sociedade.

A Violência Obstétrica caracteriza-se por abusos sofridos por mulheres quando procuram serviços de saúde na hora do parto. Os maus tratos podem ocorrer como violência física ou psicológica, gerando vários traumas às mulheres. O termo não se refere apenas ao trabalho de profissionais de saúde, mas também às falhas estruturais de clínicas e hospitais públicos ou particulares.