Com 30 ações ,PDE de Jardim irá ajudar a transformar o município

Publicado em: 22/09/2021 13:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Priscylla C. Silva

Com 30 ações ,PDE de Jardim irá ajudar a transformar o município

Fotos: Wender Correa

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Na manhã desta segunda-feira (20), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Jardim, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano. De acordo com a prefeita, Clediane Areco Matzenbacher, o plano é composto por ações que irão promover o desenvolvimento e auxiliar a gestão pública a agir de forma mais assertiva.

“Todo esse acompanhamento que está sendo oferecido pelo Sebrae para o nosso município, por meio do Cidade Empreendedora, já tem dado resultados. O Plano de Desenvolvimento Econômico é um deles. Estamos no processo de retomada da economia e a nossa expectativa é que nós possamos fortalecer o comércio, a agricultura familiar, o artesanato e estejamos preparados para as oportunidades que irão surgir, principalmente, com a chegada da Rota Bioceânica. Não adianta vir o progresso se a cidade não está pronta para ele, então, hoje, com essa parceria com o Sebrae, Jardim está no caminho certo e está sendo preparada para o desenvolvimento”, enfatizou a prefeita.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Jardim é composto por 30 ações voltadas para aumentar a autoestima da população, fortalecer o comércio local e a agricultura familiar, atrair novos empreendimentos, melhorar a arrecadação, além disso, as iniciativas também visam tornar o município um centro de compras regional e um polo de turismo no estado.

Na data, as ações foram apresentadas pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Delaine Penha Evangelista Bahia, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por conduzir os próximos passos da cidade. “O plano foi feito em parceria com o Sebrae e contou com a participação de toda a comunidade e representantes do comércio. É um documento muito importante para o nosso município, pois, através dele, vamos promover o desenvolvimento de várias áreas como a parte do turismo e agricultura familiar. Estamos muito felizes porque a partir de agora estamos aptos, enquanto gestão pública, para entregarmos um serviço de qualidade para toda a população”, pontou a secretária.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“Estamos aqui para entregar um plano que foi confeccionado em conjunto com a sociedade. O Cidade Empreendedora é um programa executado não só pelo Sebrae e pela prefeitura, mas também pela população de Jardim como um todo, conta com o envolvimento dos empreendedores, produtores da agricultura familiar, lideranças locais e pessoas que acreditam no desenvolvimento. Jardim é uma cidade bela que fica aqui na região sudoeste do Estado e todo esse trabalho irá impulsionar o desenvolvimento e a retomada da economia. Parabéns Jardim e a todos que participaram, como o Sindicato Rural, a Associação Comercial, e os demais parceiros. Obrigada por acreditarem no trabalho do Sebrae e, principalmente, por acreditarem do potencial de Jardim. Juntos iremos transformar a economia do município”, ressaltou Claudio.

Com protocolos de biossegurança, o evento foi realizado Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro e transmitido, ao vivo, pela página da prefeitura no Facebook. Na data, também estiveram presentes o presidente Sindicato Rural de Jardim, Hélio Tadeu Ruiz, e o presidente da Associação Empresarial (AEJAR), Thiago Alves Monteiro, entre outras lideranças locais.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.